MOBY

Moby

MOBY

Richard Melville Hall (Nova Iorque, 11 de setembro de 1965) mais conhecido por seu nome artístico Moby, é um cantor e artista de música eletrônica estadunidense. É conhecido por singles como “Go”, “Porcelain”, “South Side” (com Gwen Stefani), “We Are All Made of Stars” e “Lift Me Up”. Já lançou outros trabalhos sob nome Voodoo Child, Barracuda, UHF, The Brotherhood, DJ Cake, Lopez e Brainstorm/Mindstorm.

Moby toca teclado, guitarra e baixo. Seu nome deriva da obra Moby Dick de Herman Melville, que foi seu parente.

Moby nasceu na cidade de Nova York, mas cresceu em Connecticut, onde começou a fazer música quando tinha 9 anos de idade. Ele começou a tocar violão clássico e estudou teoria musical, e passou a tocar com um grupo de hardcore punk quando tinha 14 anos. Ele, então, tocou com pós-awol de banda punk, enquanto estudava filosofia na Universidade de Connecticut. Ele começou a discotecar quando entrou na faculdade, e foi um dispositivo elétrico no final dos anos 80 na casa em Nova York e as cenas de hip-hop, DJ’ing em clubes como Marte, zona vermelha, MK, eo paládio que ele lançou seu primeiro single: “go” em 1991 (listado como um dos melhores discos dos Rolling Stones de todos os tempos), e faz álbuns desde então. Seus próprios discos já venderam mais de 20.000.000 de cópias pelo mundo, e ele também produziu e remixou dezenas de outros artistas, incluindo David Bowie, Metallica, The Beastie Boys, Inimigo Público, Britney Spears entre outros.

Moby tem viajado extensivamente, fazendo mais de 3.000 shows em sua carreira. Ele também já teve sua música tocada em centenas de filmes diferentes, incluindo o “Heat”, nunca “any given sunday”, “Tomorrow never deas”, e ‘The Beach’, entre outros.

Atualmente ele está em uma turnê de divulgação do seu mais recente álbum, “Wait For Me”, bem como ajudar colaborando com instituições de caridades diferentes, incluindo a sociedade humana e o Instituto para a música e função neurológica.

  • Moby