ERIC ROBERTS

Eric Roberts

ERIC ROBERTS

Eric Roberts nasceu no Mississippi, mas cresceu nos arredores de Atlanta, seu pai vendia aspiradores de pó de porta em porta e sua mãe era secretária de paróquia. Eric cresceu vendo seus pais envolvidos também em atividades teatrais. Gente de teatro frequentava sua casa.

Iniciou sua carreira como ator mirim de uma companhia teatral local. Ele começou a estudar e se dedicar à carreira na adolescência, em Nova Iorque. Em 1989, Roberts ganhou o Theater World Award por seu papel na peça da Broadway “Burn This”. Ele retornou aos palcos da cidade em 2003, no espetáculo “The Exonerated”. Ganhou um Golden Satellite Awards em 2002 por seu papel na série Less Than Perfect.

Roberts recebeu indicações ao Golden Globe por seus papéis nos filmes King of the Gypsies (br: Rei dos Ciganos) e Star 80. Ele também foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por sua performance em Runaway Train (br: Expresso para o Inferno). No festival de filmes independentes Sundance de 1996, foi aclamado pela crítica por seu papel no filme The Cable Guy (br: O Pentelho), e também ganhou uma indicação ao Emmy pelo telefilme In Cold Blood, dirigido por Jonathan Kaplan e co-estrelado por Anthony Edwards. Roberts estrelou La Cucaracha, eleito o Melhor Filme do Austin Film Awards em 1998, pelo qual ganhou o prêmio de Melhor Ator no New York Independent Film Festival.

Outros créditos no cinema incluem The Pope of Greenwich Village (br: Nos Calcanhares da Máfia), Nobody’s Fool, Heaven’s Prisoners (br: Prisioneiro do Passado) e The Specialist (br: O Especialista). Roberts estrelou a minissérie indicada ao Emmy The Odyssey (br: A Odisséia). Outras notáveis participações na TV incluem as séries Law & Order: Special Victims Unit, Touched by an Angel, Oz, Frasier, e sua participação favorita, na comédia The King of Queens.

É irmão da atriz Julia Roberts e pai da também atriz Emma Roberts.

No clipe Mr. Brightside da banda americana The Killers, de 2005, Eric faz o papel de um cafetão em um cabaré. O vídeo é dirigido por Sophie Muller, e é inspirado no musical Moulin Rouge. No local, Eric disputa com o vocalista Brandon Flowers a atenção de uma garota, interpretada pela modelo e atriz polonesa Isabella Miko. No ano seguinte, Eric protagoniza junto com Wentworth Miller e Mariah Carey dois videoclipes: It’s Like That e We Belong Together. Em 2008, aparece no clipe do rapper Akon com Eminem, na música Smack That. Em 2010 fez parte do elenco do filme (Bed & Breakfast), no Brasil (Amor por acaso) dirigido pelo ator Marcio Garcia.

  • Eric Roberts